23 ago Oportunidades no Combate às Mudanças do Clima
Com grande frequência, recebo consultas de empresas interessadas em ingressar no mercado de carbono, vendendo créditos por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), criado pelo Protocolo de Kyoto. Muitas dessas consultas não se tornam projetos em virtude da não adequação aos critérios e às metodologias da Organização das Nações Unidas (ONU) ou da falta de viabilidade financeira do processo de MDL que, além de burocrático, apresenta custos razoáveis.
Contudo, é importante que o empresariado perceba que a comercialização de créditos de carbono é apenas um dos benefícios que a empresa pode obter ao tomar ações de combate à mudança do clima.
Normalmente, a busca pela redução da poluição e das emissões de gases do efeito estufa (GEE) gera uma grande oportunidade para a empresa promover melhorias operacionais que podem ser obtidas por meio de programas de eficiência energética e de reformulações dos processos operacionais existentes. Essas melhorias possibilitam o fornecimento de produtos e serviços mais eficientes em carbono. A empresa também pode inovar em seu setor, desenvolvendo inovações com tecnologias de baixo carbono, que podem possibilitar o acesso a novos mercados.
As iniciativas de redução de emissões de GEE podem também proporcionar às empresas oportunidades de acessar fontes de recursos financeiros diferenciados. Isso está previsto na Política Nacional de Combate à Mudança do Clima brasileira e já se tornou uma realidade. O BNDES oferece opções interessantes, e iniciativas estaduais também estão emergindo.Um exemplo é a linha de financiamento Economia Verde, criada pela Agência de Desenvolvimento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento, que disponibiliza recursos com taxas de juros e prazos diferenciados de financiamento. São também inúmeros os fundos de investimento que estão sendo criados para financiar e participar de empreendimentos verdes.
Além de abrir portas a essas fontes de recursos, o desenvolvimento de ações de combate à mudança do clima e a sua divulgação podem também elevar a reputação das empresas. Isso traz benefícios à gestão da imagem corporativa e ao relacionamento com todos os públicos envolvidos com a organização.
É importante perceber que não é necessário ser uma empresa de grande porte para desenvolver uma ação positiva no combate às mudanças climáticas. Qualquer organização pode implementá-las. Elas podem representar grandes mudanças, como uma alteração na linha de produção, a troca de combustíveis utilizados no processo produtivo ou a alteração de insumos para determinados produtos. Também podem se refletir em ações de pequeno esforço, mas com resultados significativos, como a economia de energia em escritórios, reduzindo as emissões de CO2, a diminuição de consumo de refrigeradores, minimizando as emissões de HFCs, e o uso do transporte público.
São vários os ganhos que as empresas podem obter com ações de redução de emissão de GEE. A desinformação, infelizmente, ainda é grande. E, quando se começa a procurar informações, se vê que o processo não é tão complicado como parece. O certo é que essas ações farão bem ao planeta e aos seus negócios.
EDUARDO BALTAR é diretor da Enerbio Consultoria, responsável por diversos projetos de créditos de carbono e estratégias empresariais de combate à mudança do clima. Criador do Programa Emissão Zero de Carbono, participou da COP-15 como membro da delegação brasileira. E-mail:eduardo@enerbio-rs.com.br.
Matéria publicada na Zero Hora do dia 23/08/2010
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