04 out Estratégia Climática e Inventário de Emissões
A necessidade de reduzir emissões de gases do efeito estufa (GEE) para o combate às mudanças do clima tem sido cada vez mais reconhecida como um desafio estratégico fundamental para os negócios.
Alguns autores ressaltam a importância do estabelecimento de uma estratégia climática pelas empresas. Esse é um conceito recente e ainda pouco explorado na literatura e nos negócios. A estratégia climática é definida como o conjunto de metas e planos de ações dentro das corporações que buscam reduzir as emissões de gases do efeito estufa, visando responder às alterações produzidas pelas mudanças climáticas nos mercados, nas políticas públicas ou no mundo físico.
É quase um consenso científico que para o desenvolvimento de ações de redução de emissões de GEE é necessário, primeiramente, conhecer seu perfil de emissões, ou seja, quanto se emite e quais são as fontes dessas emissões. Para se desenvolver ações de redução de emissões, precisa-se saber primeiro quanto se emite. Essa é uma conclusão lógica.
A ferramenta para isso é chamada de inventário de emissões. É a quantificação e o mapeamento das emissões de gases do efeito estufa de uma organização. Ele é muito importante para o desenvolvimento de estratégias de redução, pois aponta quais fontes de emissões podem ser combatidas e reduzidas a melhor custo. Geralmente, ineficiências operacionais e de processo são identificadas no inventário e, com isso, as ações de redução de emissões acabam gerando também economia de despesas.
Grandes empresas já fazem seu inventário de emissões. Contudo, o desenvolvimento do inventário não é uma coisa tão complexa que só possa ser realizado por empresas de grande porte. Organizações de menor porte também podem fazê-lo, como empresas de serviços e eventos. Já está se tornando mais comum, por exemplo, ouvir que determinado produto ou evento quantificou e compensou suas emissões de carbono, tornando-se assim neutro em emissões.
É primordial que os gestores e empresários percebam que o sucesso em uma economia de baixo carbono tem como ponto de partida o conhecimento do perfil de emissões de sua empresa. A partir daí, as organizações podem adotar uma estratégia climática que favoreça os seus negócios e o planeta.
EDUARDO BALTAR é diretor da Enerbio Consultoria, responsável por diversos projetos de créditos de carbono e estratégias empresariais de combate à mudança do clima. Criador do Programa Emissão Zero de Carbono, participou da COP-15 como membro da delegação brasileira. E-mail: eduardo@enerbio-rs.com.br
Matéria publicada na Zero Hora do dia 04/10/2010
Sem Comentários